Ação Social

Projeto: EU SOU MULHER [IGUALDADE DE GÉNERO]

Projeto: ANGARIAÇÃO DE BENS ALIMENTARES – PANDEMIA

Projeto: BOLSAS ARTÍSTICAS ART LAB

A Associação ART LAB tem um protocolo de atribuição de bolsas artísticas com o Agrupamento de Escolas de Parede.

A Arte é uma linguagem universal, que transmite significados impossíveis a qualquer outro tipo de linguagem, seja esta linguagem semântica, dialógica ou científica. Assim, educar para a cidadania, para a transformação social, para o bem-estar coletivo, é impossível se a educação não abarcar a dimensão artística e patrimonial.

É hoje uma certeza comprovada cientificamente que a Arte como expressão pessoal e cultural se apresenta como um instrumento essencial no desenvolvimento social e humanista das crianças e dos jovens, desenvolvendo a perceção e a imaginação, possibilitando a apreensão da realidade do meio envolvente, e desenvolvendo a capacidade critica e criativa, assumindo-se ainda como o instrumento por excelência para educar as emoções.

Em Portugal, a legislação recente reforça o papel das artes na educação, reconhecendo-as como estruturantes. O Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória estabelece a matriz de princípios, valores e áreas de competências a que deve obedecer o desenvolvimento do currículo. Este perfil preconiza uma escola inclusiva, promotora de melhores aprendizagens para todos. Pretende-se que o desenvolvimento das áreas de competência do Perfil capacite para o exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida.

No Plano Nacional da Artes (2019-2024) reconhece-se a centralidade da sensibilidade estética e artística como competência a desenvolver. De igual modo, são identificadas como competências centrais a resolução de problemas e o pensamento crítico e criativo, necessariamente estimulados em atividades em que a estética e a arte são instrumento e objetivo.

Projeto: #CulturaEmCasa (instagram)

A Associação ART LAB, devido à situação de emergência Covid-19, no dia 22 de Março de 2020, desenvolveu um projeto cultural, #CulturaEmCasa, na sua rede social instagram (@associacaoartlab). Este projeto consiste numa conversa/entrevista cultural realizada a diversos artistas portugueses das mais variadas áreas em direto na rede social da Associação ART LAB de Terça-feira a Sábado sempre às 19h30. Já passaram pelo projeto #CulturaEmCasa, a título de exemplo, Rita Pereira, Ruy de Carvalho, Cláudia Vieira, Sílvia Alberto, Diana Chaves, Pedro Carvalho, Herman José, Irma Dali, Inês Franco, entre muitos outros.

Projeto: CULTURA NAS ESCOLAS

A Associação ART LAB, em Setembro de 2019, criou o projeto “Cultura nas Escolas” com o objetivo de aproximar a arte e o património dos cidadãos, em particular das crianças e jovens. Por isso, a Associação ART LAB tem levado às escolas públicas e privadas diversas atividades artísticas para que, especialmente, as crianças e os jovens contactem com o universo artístico.